Novos Portugueses

No dia 15 de maio foi publicado na P2 do jornal Público uma reportagem,que resultou de um debate sobre "migrações" feito no ConTactoCultural com diferentes jovens.A jornalista (Susana Marques) que nos fez o convite, trouxe um excerto de um poema "The Queens´s speech", do poeta Lemn Sissay "Eu sou imigrante serei sempre um imigrante/ Eu ando como imigrante. Eu falo como imigrante.Eu sou imigrante de cabeça aos pés./ Esta palavra imigrante, sabem como nasceu?/ Emergiu da palavra Migrar.Migrar./primeiro utilizada para descrever aquilo que os pássaros fazem./ E quão livres são os pássaros? Eu sou imigrante como os pássaros."
Desta conversa resultaram várias perspectivas positivas , nomeadamente a diversidade cultural como uma riqueza, mas também outras perspectivas de dificuldades de integração em Portugal e na Europa,como, mobilidade,documentação, língua,mundo do trabalho,... Que aindam limitam a liberdade de voar a muitas pessoas.


Sem comentários: